sábado, 19 de outubro de 2013

'Tenho frevo no DNA', diz porta-estandarte do Galo da Madrugada

Fernando Zacarias faz 'balé' nas ruas, embalado por ritmo centenário. Agremiação desfila desde o começo da manhã, no Dia do Frevo, no Recife
Fernando Zacarias gostava de brincar carnaval com parentes e amigos em frente à casa de número 91 onde morava, na Rua Maria Digna, bairro do Fundão, no Recife. Aos nove anos, fez um estandarte, tipo de bandeira usado por agremiações carnavalescas, com papel de seda e um cabo de vassoura. "Eu sempre tinha ideia de ser porta-estandarte e, há 35 anos, sou o do maior bloco do mundo, que desfila no dia do aniversário do frevo, que é tudo para Pernambuco e, agora também, é do mundo todo", disse.

De fato, o frevo é a cara cultural do estado, ao lado do maracatu. Em 2012, o ritmo que também é dança foi declarado patrimônio imaterial da humanidade. Em 2007, no centenário do frevo, a Prefeitura do Recife instituiu o 9 de fevereiro como o Dia do Frevo. A grande abertura do carnaval pernambucano acontece mesmo no desfile do Galo da Madrugada, que este ano cai neste sábado, 9 de fevereiro. Tantas coincidências levaram o G1 a encontrar em Zacarias o personagem ideal para celebrar a data.

A criança que sonhava ser porta-estandarte precisou de poucas palavras e muito carisma para concretizar o desejo. "Em 1973, conversei com um amigo, que desfilava no Abanadores do Arruda. Ele me levou para conversar com o presidente da troça e, no mesmo ano, saí como porta-estandarte e a agremiação foi campeã da categoria, pela manhã. À noite, também desfilei pelas Pás [de Carvão], que foi campeã entre os clubes", contou.

Frevo no pé
Pé quente esse Zacarias: é que ele tem mesmo o frevo no pé. Em 1974, levou o título de melhor porta-estandarte na primeira competição organizada pela Prefeitura do Recife. Em 1975, foi segundo lugar, mas depois voltou ao topo do pódio por três vezes seguidas. "Agora não me deixam mais participar, mas está certo, é preciso dar vez aos outros. Já fui chamado para dar aulas em agremiações da cidade e ainda recebo alguns convites", falou.

Zacarias com o neto Vinícius, na prévia do Galo da

Em 1978, Enéas Freire fundou o Clube de Máscaras Galo da Madrugada e estava procurando o porta-estandarte ideal, quando ouviu falar de Zacarias. "Ele viu uma apresentação minha, me chamou e disse: 'você vai carregar o estandarte do Galo'. Naquele primeiro ano, a gente desfilou às 4h, tinha uma faixa de 150 pessoas, quatro orquestras de frevo. A sede ainda era na [Rua] Padre Floriano, no [bairro de] São José. A gente passava pela [Rua da] Concórdia, Rua Nova e terminava na Pracinha do Diario. Hoje, a preparação é muito maior, tem muito mais gente. Para eu sair da sede até a Avenida Sul é um sufoco, paro de metro em metro para o povo tirar foto", comentou.

Posto 'vitalício'

São 35 anos ininterruptos levando o maior símbolo da agremiação. Para Zacarias, o seu maior diferencial é o zelo pelo figurino, que tem roupa, sapato, meião, peruca, tudo à la Luís 15, rei da França no século 18. "Uso tudo novo e limpo. É minha filha quem desenha a roupa e costura, eu faço o bordado. Gasto cerca de R$ 1 mil com tudo. Não posso dizer que sou o melhor [ porta-estandarte], espero que o público fale isso. Tenho minha maneira de desfilar e me destaco, o problema é esse", brincou.

Diferente dos passistas de frevo, os movimentos da coreografia de um porta-estandarte são poucos e não têm nome, mas acompanhar o ritmo é fundamental para uma boa apresentação. "A gente faz um balé na avenida. Frevo rasgado ou muito lento não são bons para nós, o melhor é aquele de bloco, mais cadenciado, com harmonia. Temos que escutar bem o que está tocando para fazer as paradas. Posso dizer que tenho frevo no DNA e ser porta-estandarte vem de berço", assegurou.

E Zacarias está passando tudo que sabe para o neto Vinícius, de 10 anos. "Nunca pensava nisso, quando ele mais novo pediu para eu fazer uma roupa [de porta estandarte] para ele. Hoje ele é o porta-estandarte mirim do Galo e oficial do Pinto da Madrugada", explicou. O menino acompanhou o avó na prévia do Galo da Madrugada, na última quinta-feira (7). "Eu gosto de ser porta-estandarte, e ele nem é muito pesado para mim", resumiu, dando um desconto para o adereço que pesa quase 40 quilos.

Primeiro e único porta-estandarte do mundialmente famoso Galo da Madrugada, Fernando Zacarias comemora o aniversário do ritmo que embala o carnaval pernambucano. "O frevo mexe com a gente. Se eu pudesse, escutaria o ano todo. No centenário [do frevo], fui escolhido como porta-estandarte da festa, recebi até medalha, foi uma honra, uma glória. Nunca faltei um dia só de desfile do Galo, felizmente, Deus me deu essa satisfação. Fui escolhido por seu Enéas e sonho de criança se fez realidade. No dia de hoje, depois dos clarins, arrasto mais de um milhão de pessoas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário