sábado, 19 de outubro de 2013

Luiz Gonzaga é Cem: "Caí no Frevo"

Hoje é o Dia do Frevo, então nada mais apropriado do que falar na discografia de Luiz Gonzaga que trata deste tema neste ano do centenário do seu nascimento.

Uma das músicas mais importantes da sua carreira, dele sem parceiro, ressalte-se bem isso, é “Caí no Frevo”, que é uma mistura de marcha-frevo, marcha-canção e samba. Somente um gênio criativo como ele seria capaz de fazer tão bem esta síntese.

Corria o ano de 1946 e o Marechal Eurico Gaspar Dutra havia substituído Getúlio Vargas na presidência da República. A economia passava por momentos difíceis. Já no final do ano, o presidente baixou um ato conclamando os brasileiros a economizar. Luiz Gonzaga, que gozava da simpatia do marechal, embora tenha sido depois censurado por ele numa das suas músicas, resolveu fazer “Caí no Frevo” justamente para apoiar a solicitação presidencial.

A página sonora foi lançada em dezembro de 1946, porém tinha o objetivo de animar o carnaval de 1947.

É uma música na qual ele fez tudo: melodia, letra e arranjos. O que eu sempre desejei saber foi o nome dos músicos que Luiz Gonzaga reuniu para gravar a sua composição. Vejo que tudo foi muito bem ensaiado porque com a técnica que se tinha em 1946, não era nada fácil encaixar numa música três ritmos distintos e o resultado sair com boa qualidade. Os participantes tinham que ser muito bons. E eram!

A música "Caí no Frevo" prova que ele não vivia somente de baião, que era um homem sintonizado com todos os ritmos da música brasileira. OUÇA A MÚSICA.

***

Sobre a obra

A música "Caí no Frevo", de Luiz Gonzaga, composta e arranjada por ele em 1946, é uma síntese perfeita da marcha-frevo, marcha-canção e samba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário