segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Faltam menos de 100 dias para o carnaval. Confira lançamentos

O "Viver" garimpou trabalhos produzidos que serão divulgados até fevereiro. São sonoridades que vão do autêntico frevo a maracatus

Marina Simões - Diario de Pernambuco


Faltando menos de cem dias para o carnaval, começa a contagem regressiva para os festejos que costumam mobilizar multidões nos polos de animação pernambucanos no Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira e Nazaré da Mata. Para aumentar a expectativa dos foliões, o Viver garimpou trabalhos produzidos que serão divulgados até fevereiro. São sonoridades que vão do autêntico frevo a maracatus e ritmos para pular seguindo os trios elétricos.

O cantor e compositor pernambucano Carlos Fernando, falecido em setembro de 2013, aos 75 anos, idealizador do projeto Asas da América, será uma figura lembrada pelos artistas neste carnaval. Asas da América, asas para o frevo será o tema do 38º desfile do Galo da Madrugada, mas o compositor também inspirou outras produções. A agremiação assina o lançamento do disco homônimo, com composições inéditas em tributo ao caruaruense como uma faixa de J. Michiles, Lembrando Carlos Fernando, na voz de Almir Rouche. 

O álbum será lançado no dia 27 de novembro, durante o projeto Quinta do Galo, na sede do bloco, no bairro de São José. Com trajetórias dedicadas ao forró, Maciel Melo e Benil apostam no frevo para tributo ao compositor falecido. Maciel finaliza o disco Perfume de carnaval, com onze faixas e direção de musical de Spok, nas lojas em dezembro. Já Benil lança o disco Pintou! É carnaval. Nando Cordel é outro a enveredar pelos caminhos do frevo, com inédita exaltando a época festiva. Do seu repertório, Nando escreveu apenas duas sobre o tema: Hoje é dia de folia, gravada por Xuxa, e Quero mais, conhecida na voz de Elba Ramalho. André Rio engrossa o caldo com o frevo de bloco Um abraço meu nego, referência à forma carinhosa como Carlos Fernando se despedia.

O grupo Som da Terra comemora quatro décadas de carreira e lança, até o final de novembro, o disco comemorativo 40 carnavais. Os músicos, conhecidos por usarem fantasias inusitadas no trio, também preparam homenagem a Carlos Fernando para o desfile no Galo. "Vai ser algo chocante. Guardamos o segredo a sete chaves. Mas será um sucesso", afirma o vocalista Rominho Pimentel. Ainda em ritmo de frevo, será lançada a coletânea Pernambuco frevando para o mundo volume 2, produzida pelo empresário Fábio Cabral, da loja Passa Disco, que reúne 36 faixas e mostra as diversas vertentes do gênero musical.

As canções selecionadas vão do frevo de bloco com nomes como Claudionor Germano, Miúcha, Bloco da Saudade, Coral Edgar Moraes, passando pelo frevo-canção com Moraes Moreira, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, e ainda frevos de rua com a Orquestra Popular do Recife, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, e a SpokFrevo Orquestra, além de novas roupagens, com inéditas de China, do Projeto Sal & Herbert Lucena, e DJ Dolores. O disco duplo será lançado no dia 29 de novembro, e coroa os 11 anos da loja no Shopping Parnamirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário