sexta-feira, 7 de março de 2014

Dez anos do Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno

Neste 8/3, o maracatu feminino de Nazaré da Mata completa uma década de resistência cultural
O Maracatu de Baque Solto Coração Nazareno é um projeto da AMUNAM – Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, chamado “Cultura é coisa nossa”, fundando em 08 de Março de 2004, com o intuito de resgatar a cultura do folguedo local, que dá a Nazaré da Mata o título de Terra dos Maracatus Rurais. Atualmente, conta com a participação direta de 72 mulheres; dos oito aos 85 anos de idade.

Ao longo desta década, o Maracatu Coração Nazareno tem simbolizado a resistência feminina de Nazaré da Mata, atuando de forma pioneira pelos direitos das mulheres no campo das culturas tradicionais.

Através do projeto, o Maracatu Coração Nazareno conseguiu minimizar os altos índices de violência contra as mulheres, uso de drogas, a prostituição-infanto juvenil; ao passo em que incentiva o vínculo familiar, abre debates sobre políticas públicas e promove a iniciação profissional através da confecção das indumentárias.

As fantasias das cablocas de lança do Coração Nazareno revelam a beleza e o colorido feito à mão pelas brincantes; roupas, estandarte, e chapéus. Cada fantasia chega a pesar 20 kg.

As músicas que compõem os dois CDs já lançados do maracatu abordam os principais temas de luta da AMUNAM: violência, gênero, cidadania e outros. A história do Maracatu já foi contada por vários autores e autoras: são cinco livros lançados, várias matérias de jornais e TVs, um filme e dois documentários para produtoras independentes de vídeos.

Em 2007, o Maracatu Coração Nazareno se tornou Ponto de Cultura através de um convênio firmado entre o Governo de Pernambuco e Ministério da Cultura.

No ano seguinte, a música Eu peço a Deus, Pai dos Pais, composta pelo Coração Nazareno foi vencedora do Prêmio Cultura Popular nas Ondas do Rádio, coordenado pela Rede Criar Brasil.

Recentemente, o Maracatu ganhou reconhecimento do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC), através do Prêmio Cultura Populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário