segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ed Carlos e Edson Rodrigues são primeiros semifinalistas do concurso para música tema 2012

Por: Anderson Maia


“O Rei do Baião no reino de momo / no Galo da Madrugada / o Rei do Baião no reino de momo / saudando Luiz Gonzaga”. Foi com esse refrão, da música “Rei do Baião no Reino de Momo”, que o cantor e compositor Ed Carlos garantiu na noite de ontem (10) uma das duas primeiras vagas para as semifinais do concurso que irá eleger a canção tema do Galo em seu desfile 2012, que terá como tema “Galo, Frevo e Folião: Homenagem ao Rei do Baião”. Quem também avançou para a próxima fase da competição foi o compositor Edson Rodrigues, com o frevo “O Galo e o Rei”, interpretado pelo cantor Gil Cordas. Participaram ainda da primeira noite de eliminatórias os compositores Fernando Azevedo e Cláudio Almeida, com as composições “O Galo no Terreiro do Sertão” e “A Asa Branca e o Galo Multicultural”, respectivamente.

“A letra já diz tudo: saúda Enéas, fala dos 35 anos de desfiles do Galo, fala do centenário de Gonzagão, junto Galo, frevo e folião, fala do Rei do Baião no reino de momo, que é toda essa grandeza que é o Galo da Madrugada; está tudo junto, não ficou ninguém de fora. Agora, é deixar o povo escolher, porque o povo é sábio”, comemorou Ed Carlos.

O concurso, que é uma iniciativa do Galo da Madrugada em parceria com a Associação de Produtores e Artistas de Pernambuco (APA) e a Rede Globo Nordeste, tem como objetivo, além de eleger uma canção tema para o carnaval 2012 do maior clube do mundo, promover uma alavancada no frevo por meio desse incentivo à produção e divulgação de novas composições. “Esse concurso é o que Pernambuco estava precisando para oxigenar o seu frevo, que é uma das mais belas músicas que existem no país, mas que não tem a mídia que merece. Com essa iniciativa, o ritmo ganhará mais força e irão aparecer novos compositores, fazendo assim com que a cadeia produtiva volte a trabalhar em prol dessa grande música que é, sem dúvida, o melhor ritmo pernambucano”, afirmou o presidente da APA, Júlio Leal.

Componente da mesa julgadora, o comunicador José Mário Austregésilo opinou sobre o que considera ser fundamental numa canção que represente essa fusão entre Galo da Madrugada e Luiz Gonzaga, dois gigantes da cultura pernambucana. “O Maestro Forró, certo dia em meu programa de rádio, mostrou como pode se transformar forró em frevo e vice-versa. Não é difícil, mas é preciso ter muita categoria pra fazer uma música que fale do maior nome do forró brasileiro, que é Luiz Gonzaga.”

Autêntico admirador e defensor da cultura pernambucana, José Mário aproveitou para parabenizar a homenagem que o Galo fará, em seu 35º desfile, ao “Velho Lua” e também ao Homem da Meia-Noite. “É uma alegria dobrada. Sou ligado às duas figuras. Quando era menino, era fã de Luiz Gonzaga, cheguei a vê-lo tocando no programa de rádio do meu pai. Na mesma época, também via o Homem da Meia-Noite vindo de Olinda para o Recife, a pé, pela Estrada de Belém. Essa justa homenagem é muito bonita, porque junta o maior bloco da Terra, o maior compositor brasileiro e o mais famoso boneco gigante de Olinda”, disse.

Também participaram do júri técnico o cantor Gustavo Travassos, a presidente da Associação dos Forrozeiros de Pé-de-Serra e Ai!, Tereza Accioly, o maestro Lima Neto e o radialista Hugo Martins. Na próxima quinta, dia 17, quatro novos concorrentes se apresentam nas eliminatórias do concurso para a música tema do Galo 2012: Getúlio Cavalcanti, Jota Michiles, Nena Queiroga e a dupla Nuca e Eriberto Sarmento. Dia 24 é a vez de Petrúcio Amorim, Quinteto Violado, Som da Terra e Tiago Asfora. Os seis semifinalistas serão julgados no dia 16 de dezembro, quando sairão os três finalistas do concurso. O campeão será escolhido por voto popular, através de urnas disponibilizadas pela Rede Globo Nordeste e também pelo portal da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário