quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Casa do Carnaval comemora 1 ano do Projeto Cultura e Memória



Casa do Carnaval comemora 1 ano do Projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias e traz como convidada Mãe Nadja – Rainha do Maracatu Leão da Campina nesta sexta-feira (18/11) na Casa do Carnaval
É em clima de festa que a Casa do Carnaval convida você para participar do projeto Cultura e Memória: os mestres contam suas histórias, desta sexta-feira, 18 de novembro. Estamos completando 1 ano do projeto, onde mais de 30 mestres da cultura popular do nosso Estado já passaram por aqui, deixando registradas suas histórias de vida.
A convidada desse dia especial é Mãe Nadja de Oyá, rainha do Maracatu Nação Leão da Campina, da comunidade do Ibura.
Venha compartilhar conosco de uma tarde de memórias e diálogos enriquecedores, onde todos poderão interagir com perguntas, conhecendo cada vez mais capítulos pouco divulgados da história da nossa cidade.


Nadja Cristina de Castro tem 48 anos, e duas profissões: cabeleireira e técnica em Contabilidade. Conhecida como Mãe Nadja de Oyá, a sacerdotisa da Nação Angola Gomeia é filha de Iansã, Mameto (Ialorixá) do Barracão Abassá Axé Oyá Balé Omim, localizado no Bairro do Ibura. Há 13 anos é responsável pelas obrigações religiosas do Maracatu Nação Leão da Campina, ocupando ainda o cargo de presidente e rainha da agremiação fundada em 1997 por Aélson da Hora.

Ela é a primeira sacerdotisa a ocupar o cargo de Coordenadora da Câmara de Formação no Conselho Municipal de Cultura do Recife. Além do Maracatu Nação Leão da Campina abriga em seu barracão um maracatu formado por crianças, o Nação Vunginhos; também o Afoxé Yamin Balé Gilê; a Companhia de Dança Afro Leões Arte e o Espaço Muzenzê, criado para discussões sobre diversidade sexual e combate à homofobia. No mesmo local, ainda são realizados os ensaios das agremiações, e também as oficinas de dança e percussão, as quais têm por objetivo reverter o quadro de vulnerabilidade social que afeta a sua comunidade.


Conferimos declaração aos participantes.

Local: Casa do Carnaval
(Auditório Dona Santa e Mestre Salu, 1º andar)
Dia: 18/11/2011
Horário: 14h às 17horas
Informações: 3355-3302 / 3355-3303

Nenhum comentário:

Postar um comentário