quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

​Instituto do Autismo leva crianças e adolescentes autistas para bloco infantil carnavalesco e reforça a importância da participação das famílias nas festividades


 Presente na prévia Balança Rolhinha, que acontece neste sábado (04) e no próximo dia 12, instituto reforça abordagem inclusiva e dá dicas para que todos possam curtir o período da folia de Momo com muita alegria e tranquilidade

O Instituto do Autismo (IDA) e o Balança Rolhinha firmaram parceria especial para a prévia carnavalesca infantil deste ano. Com a iniciativa, crianças e adolescentes autistas assistidos pelo IDA participarão da festa de rua nas edições do dia 04 e 12 de fevereiro, na Praça do Amor (Poço da Panela) e no Segundo Jardim de Boa Viagem (Boa Viagem), respectivamente. Por meio do engajamento da garotada no bloco, o instituto reforça seu propósito de inclusão das famílias na sociedade, promovendo novas experiências e momentos de muita diversão entre pais e filhos.

"Estamos super animados para a participação da nossa turma nesta prévia. Eu, particularmente, estou muito feliz pela sensibilidade do grupo à frente do Balança Rolhinha para a causa do autismo, abraçaram nossa proposta com muito carinho. Será uma incrível oportunidade para todos, famílias, crianças e sociedade como um todo. Sabemos que o Carnaval pode ser um momento de grande desafio para pessoas autistas, pelo excesso de estímulos sensoriais, mas acreditamos que, respeitando as particularidades individuais e estando em ambientes mais abertos, é possível sim proporcionar uma vivência única, prazerosa e marcante em plena folia de Momo, como será no Balança Rolhinha", enfatiza Kadu Lins, Diretor Geral do Instituto do Autismo.

Referência na assistência respeitosa, multidisciplinar e inclusiva a crianças e adolescentes com autismo, o IDA disponibilizará profissionais especializados em diversas áreas para recepcionar, acolher e acompanhar as famílias durante a folia carnavalesca. “Como a programação da agremiação contará com orquestra de frevo, bonecos gigantes, passistas, caboclo de lança, a la ursa e outras atrações, nossa equipe já está em campo com a preparação de todos, nossa garotada e os pais. Como os autistas necessitam de previsibilidade para que estejam seguros e confortáveis, já estamos empenhados neste sentindo para que todos possam ter conhecimento antecipado do que encontrarão no evento, do que pode acontecer lá”, pontua Kadu. 

Já nos dias da realização da prévia, o time do IDA atuará em diversas frentes, unindo lazer, estímulos à socialização, iniciativas terapêuticas e desenvolvimento por meio de atividades com foco no estímulo à dessensibilização auditiva, visual e tátil. Além de abordagens que possibilitam o despertar prático da linguagem musical e da estimulação da linguagem verbal.

Aproveitando a pauta de calendário, a equipe do IDA reforça a importância de sempre se levar em consideração cada condição de cada autista, de forma individualizada, para a imersão em programações com tantos estímulos sensoriais, como é o Carnaval. Pensando nisso, seguem algumas dicas dos especialistas do instituto para a garotada que gosta da festividade e para os que são se sentem tão à vontade neste período.

1.      OS QUE GOSTAM DE CARANAVAL: é importante que as famílias preparem a criança ou o adolescente antecipadamente para ir acostumando os filhos a possíveis cenários que possam se deparar no dia do bloco, como o colorido e as diferentes texturas das fantasias, os jatos de pistolinhas de água e brincadeiras com confetes e serpentinas. Por isso, atividades de vestir a criança antes com o abadá ou fantasia, mostrar fotos do evento, quem ela pode encontrar no bloco e colocar músicas que possam tocar no dia irão ajudar bastante na adaptação e no melhor aproveitamento da festa.

2.      OS QUE NÃO CURTEM CARNAVAL: como a cidade muda seu ritmo e sua rotina neste período, deparar-se com situações com muito barulho é praticamente inevitável, muitas famílias terão que enfrentar música alta. O ideal é que programem atividades que as crianças gostem e possam fazer dentro de casa. Em caso de viagem para lugares que não tenham tantos estímulos, é importante organizar atividades e preparar as crianças para o que foi programado. Como o autismo é uma síndrome comportamental, quanto mais a criança estiver preparada e souber o que vai fazer durante aquele período, melhor será sua adaptação.

INSTITUTO DO AUTISMO NO CARNAVAL >> BALANÇA ROLHINHA

Data: 04 (sábado) e 12 (domingo) de fevereiro de 2023.

Horário: 15h às 19h.

Local: 04 de fevereiro (sábado) na Praça do Amor (Poço da Panela); 12 de fevereiro (Domingo) na Av. Boa Viagem (Boa Viagem).

Acesso: Gratuito.

Informações: @institutodoautismo @balancarolhinha


Nenhum comentário:

Postar um comentário