A obra do artista plástico Abelardo da Hora, que retrata Enéas Freire – fundador do bloco carnavalesco Galo da Madrugada – e o Galo (símbolo da agremiação), voltou à Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, após ser retirada do local para restauração. A peça, que ficava dentro do coreto desde sua criação em 2010, também recebeu um novo espaço dedicado só para si e agora fica em cima de um pedestal construído dentro do lago da praça.
De acordo com o presidente do bloco, Rômulo Meneses, a troca de lugares aconteceu com a finalidade de evitar novas depredações à peça, que tem suas partes quebradas constantemente, além de ser alvo de pichadores. A nova localização dá maior visibilidade à obra, que recebeu iluminação diferenciada.
“Em 2010, Abelardo da Hora se propôs a fazer uma homenagem a Enéas, que tinha morrido em 2008. Com apoio da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), ele fez a peça em bronze e ela foi colocada no coreto, mas o local não foi muito adequado. Primeiro, porque a obra ficava um pouco escondida. Segundo, porque depredaram a obra para vender suas partes. A peça ficou mutilada, então resolvemos fazer a recuperação e realocamos, com autorização da prefeitura. Hoje ela está mais visível e mais protegida. Ainda pretendemos fazer uma fonte luminosa, para dar mais beleza a Praça Sérgio Loreto”, disse.
O reparo, que consistiu em pintura e recuperação de partes quebradas, foi realizado pelo artista plástico Péricles Silva e durou cerca de 60 dias para ser concluído. Tanto o trabalho de recuperação quanto a construção do pedestal e a instalação da iluminação foram custeados com recursos próprios da agremiação, totalizando aproximadamente R$65 mil.
Novos Totens
Além da escultura de Abelardo da Hora, a agremiação inseriu novos totens do Galo da Madrugada ao espaço. “Colocamos duas novas peças, uma na praça principal e outra no parquinho, para que a praça fique mais bonita, mais ornamentada e para que as crianças tenham outros elementos para se divertir. Com isso, o Galo da Madrugada visa deixar a praça também mais atrativa para os turistas, que podem conferir os elementos que remetem ao bloco”, explicou Rômulo Meneses.
Praça Sérgio Loreto
Localizada em frente à sede do bloco, a Praça Sérgio Loreto é patrimônio histórico do Recife e desde 2009 foi adotada voluntariamente pelo Clube de Máscaras. A agremiação é responsável pela limpeza, manutenção e melhorias do espaço ao longo do ano. O trabalho é feito por moradores das comunidades vizinhas em parceria com o bloco, que mantém seu engajamento social na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário