terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Pernambuco recebeu 1,7 milhão de turistas durante o Carnaval. Impacto econômico foi de R$ 1,2 bilhão

O Carnaval de Pernambuco nunca recebeu tantos turistas como em 2016. No total, o Estado foi visitado por 1,7 milhão de foliões do Brasil e do exterior. O número é 12% superior ao de 2015, o que demonstra uma procura maior pelos dias de Momo no Estado. O fluxo de visitantes significou um impacto de R$ 1,2 bilhão na economia, valor que supera em 4,3% o do último ano. Os hotéis por pouco não atingiram a ocupação máxima. No Estado, 96,5% dos leitos foram ocupados, contra 94,5% em 2015. A permanência foi de aproximadamente 7 dias no Estado.
O gasto médio dos turistas também superou o do ano passado. Os brasileiros gastaram R$ 183 (2% a mais do que em 2015) por dia, enquanto o estrangeiro, R$ 195 (22% a mais do que em 2015). Entre os estrangeiros, destaque para os argentinos, que aumentou em 246% sua fatia no número de turistas que desembarcaram no Estado, chegando a 33% do total. Os norte-americanos ficam em segundo lugar, com um incremento de 10% e 9,62% do total.
Com tantas pessoas desembarcando diariamente, o Aeroporto Internacional do Recife superou a marca de 310 mil passageiros circulando pelo local, 9% a mais que em 2015. Ainda tiveram 113 voos extras (71,2% a mais do que em 2015) vindos do Ceará e de São Paulo, que permaneceu no topo dos emissores nacionais, com 25,13% do total, à frente do Rio de Janeiro, com 17,5%, do Ceará, com 10,36%, e Bahia, com 10,32%.
No TIP, cerca de 70 mil pessoas desembarcaram para curtir os dias de Carnaval em Pernambuco. Eles vieram, principalmente, da Paraíba, do Ceará, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e da Bahia. O investimento em toda a festa foi de R$ 15,5 milhões.
“Tivemos um grande Carnaval, com números expressivos e com um impacto importantíssimo na economia. Conseguimos reunir pessoas de várias partes do mundo em uma grande celebração, divulgando nosso Estado de várias formas antes e durante os dias de festa. Os trabalhos impactaram diretamente os nossos visitantes. Tanto que 96,5% informaram que voltarão e indicarão o nosso Carnaval para amigos. Isso é muito importante e demonstra claramente que o trabalho desenvolvido pelos municípios e pelo Governo do Estado tem agradado não apenas os pernambucanos, mas também os turistas”, declarou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
Por ser um estado vocacionado para o bom Carnaval, a folia de Momo não ficou restrita apenas à Região Metropolitana do Recife. Os municípios de Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Ipojuca, Itamaracá, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória, além do Recife e Olinda montaram polos com apoio na contratação de artistas por meio do Governo de Pernambuco.
Confira os números dos principais polos do interior do Estado:
Nazaré da Mata - 6.129 visitantes, entre turistas e excursionistas; ocupação de 90% na rede hoteleira, com receita turística de R$1.011.017,37. Atrações: 70 Maracatus e 27 blocos.
Bezerros - 34.941 visitantes, entre turistas e excursionistas; ocupação de 95% na rede hoteleira, com receita turística de R$10.226.047,36. Atrações: 50 blocos.
Gravatá - 35.070 visitantes, entre turistas e excursionistas; ocupação de 85,82% na rede hoteleira, com receita turística de R$9.808.659,12. Atrações: 37 apresentações.
Triunfo - 11.884 visitantes, entre turistas e excursionistas; ocupação de 100% na rede hoteleira, com receita turística de R$3.954.245,61. Atrações: 30 blocos
RMR – 968.487 visitantes, entre turistas e excursionistas; ocupação de 99% na rede hoteleira, com receita turística de R$ 944.152.928,93. Atrações: 3.004 apresentações de palco, agremiações, troças e blocos.
Na programação do Carnaval de Pernambuco, as secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e de Cultura apoiaram os municípios com shows em palcos e desfiles de cortejos populares nas ruas. Toda a grade foi montada a partir de uma convocatória estadual, que resulta em uma parceria entre Governo do Estado e prefeituras municipais.
Para compor o carnaval das cidades, o Governo contratou grandes atrações do Estado, tais como Spok Frevo, Alceu Valença, Almir Rouche, André Rio, Ayrton Montarroyos, Ed Carlos, Elba Ramalho, Geraldinho Lins, Geraldo Azevedo, Lenine, Maestro Forró, Marrom Brasileiro, Nono Germano, Benil, entre outros. Além deles, ainda tiveram as agremiações tradicionais do Carnaval, voltadas mais para o lado cultural, como Gigante do Samba, Coco de Umbigada, Flor da Lira de Olinda, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Escola de Samba Preto Velho, Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro, Afoxé Alafin Oyó, Bloco das Flores, Caiporas de Pesqueira, entre outros.
Entre os patrimônios vivos de Pernambuco, foram contemplados nomes como Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado, Mestre Galo Preto, Caboclinho Sete Flexas do Recife, Orquestra Capa Bode, Orquestra Revoltosa, Lia de Itamaracá, Orquestra Euterpina de Timbaúba, Maestro Duda e Maestro Ademir Araújo. No afoxé, participaram o Largo de Guadalupe, em Olinda, foi o endereço de um encontro de afoxés, na quarta-feira de Cinzas. Participaram do encontro os grupos Afoxé Ara Odé, Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Omo Oba Dê, Afoxé Povo de Ogunté, Afoxé Oba Aira, Afoxé Oba Irokô, Afoxé Omo Inã, Afoxé Omin Sabá, Afoxé Filhos de Xangô e Afoxé Ogbom Obá.
Ações do Marketing da Empetur para o Carnaval 2016

REALITY SHOW - A Empetur promoveu o reality ‘Pernambuco é o Lugar!’, onde Webcelebridades de seis estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal) participaram de uma votação e foram escolhidas para conhecer e vivenciar as potencialidades do destino Pernambuco. A ação tem como finalidade ampliar a presença da divulgação turística do Estado na TV e na internet, ambiente que influencia cada vez mais a decisão de compra dos viajantes. Os programas foram transmitidos no meio da programação da Band Nordeste e Band Sat durante a cobertura do Carnaval e disponível pelo canal do youtube Descubra Pernambuco. Foram quatro programas de 300 minutos, veiculados durante os dias de Momo para 750 municípios, 34 milhões de pessoas, por meio da TV aberta, e 26 estados e 22 milhões de residências por meio da TV fechada.
DECORAÇÃO AEROPORTO – A decoração começa nos dez fingers. O local recebeu mais de três mil sombrinhas de frevo e foi todo adesivado com a campanha oficial do Carnaval de Pernambuco e informações que podem auxiliar o turista durante a sua estadia aqui, como o hotsite oficial e as redes sociais de promoção turística do Estado. Nos corredores do desembarque, bonecos gigantes, caboclos de lança em tamanho real, teto, painéis com os principais destinos turístico do Estado, painéis para fotografias e um receptivo cultural especial, com orquestra de frevo. A decoração foi inaugurada no dia 21 de janeiro e ficou até a quarta-feira de cinzas. Mais de 300 mil pessoas foram impactadas.
FLASHMOB DA FOLIA – A Secretaria promoveu um receptivo especial para os turistas com parceria da Gol, TAP da Infraero. Os visitantes foram recebidos com sombrinhas personalizadas na esteira. Depois entraram duas malas com passistas, que saiam da bagagem e a orquestra de frevo começava a tocar. Após isso, 15 passistas e papangus de Bezerros entravam em cena e faziam os visitantes cair na folia. Ação aconteceu em 10 voos, sendo nove nacionais da Gol e um internacional da TAP, foram entregues sombrinhas de frevos para cerca de 2.300 passageiros de voos provenientes do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Portugal.
ZAP DA FOLIA - Com o objetivo de levar mais informações para os turistas que irão aproveitar as prévias e os dias de carnaval, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de PE, por meio da Empetur criou o Zap da Folia. O serviço funcionou entre o dia 29 de janeiro e 10 de fevereiro, pelos números 81-99251-1757 (telegram) e (81) 991 642 520 | (81) 994 082 455 | (81) 989 922 627 (whatsapp). Os usuários dos dois aplicativos contaram com informações sobre programações dos polos de folia, roteiros alternativos (campo e praias), além de telefones úteis e serviços. A plataforma estava disponível em português, inglês e espanhol. Durante o funcionamento o serviço realizou 3.429 atendimentos.
FOLDER CARNAVAL – A Empetur criou um material com informações sobre dicas de folias em diversos municípios de Pernambuco. No folder também conta com opções para quem prefere um descanso durante o período de Carnaval, além de telefones úteis para os turistas. O material esteve disponível nos Centro de Atendimento ao Turista –  CATs ou nas prefeituras e teve tiragem de 20 mil.
FAMPRESS – Durantes os dias de Carnaval, a Empetur promoveu fampress com 12 jornalistas nacionais e internacionais (Argentina e Portugal). Os jornalistas conhecerão um pouco do Carnaval do Recife, Olinda, Bezerros e Nazaré da Mata, além da cultura e gastronomia de Pernambuco.
CAMPANHA – Com a finalidade de atrair turistas e excursionistas das capitais mais próximas de Pernambuco – João Pessoa, Maceió e Natal – o Governo do Estado veiculou o vídeo promocional do Carnaval do Estado nas TVs das três cidades.
FOTOS DE TURISTAS – O concurso teve como objetivo que os turistas postassem fotos  com a hashtag #CarnavalemPernambuco e que tivessem as fotos expostas nas TVs e painéis de embarque do Aeroporto, telão do palco do Marco Zero durante o Carnaval do Recife Antigo e nas redes sociais do Descubra Pernambuco. Foram postadas 4.838 fotos.
CULTURA PERNAMBUCANA – Concurso com rádios locais em Bezerros (Papangus) e Pesqueira (Caiporas), incentivando o folião a sair com a fantasia característica da sua cidade e postarem as fotos em redes sociais com a hashtag #CarnavalemPernambuco. As rádios animarão o dia da festa distribuindo brindes para as melhores fantasias.
AÇÃO AZUL – Visitantes que chegaram ao Estado em 37 voos da Azul vindos de Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, receberam as boas-vindas ao Carnaval de Pernambuco ainda dentro do avião. Com sorteio de 37 kits (com bolsa, camisa, squeeze, chapéu, sombrinha de frevo e bolo de rolo) do Estado (um por voo) entre os passageiros.
HOTSITE – CARNAVAL EM PERNAMBUCO - Todos os detalhes do Carnaval pernambucano em um só lugar. É com este propósito que foi criado o hotsite “Carnaval em Pernambuco”. A página conta com uma série de informações voltadas para os turistas e foliões que virão passar os dias de Momo no Estado. O endereço www.carnavalempernambuco.com.br também contou com as informações do reality show “Pernambuco é o Lugar”. O principal foco do hotsite é apresentar ao internauta as opções de folia e a diversidade cultural do Estado. Na seção “Roteiros da Folia”, os candidatos a foliões vão poder encontrar detalhes de como acontece o Carnaval nos principais polos pernambucanos, como Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Pesqueira e Triunfo. Entre o período de 29 de janeiro e 9 de fevereiro, a página teve cerca de 173.516 visualizações, sendo 75% de novos visitantes.
REDES SOCIAIS – As redes sociais do Descubra Pernambuco chegaram a 68.892 curtidas no Facebook, 1.282 seguidores no Instagram e 9.055 no youtube.
BICHO MALUCO BELEZA – Adesivação do trio de Alceu Valença em São Paulo para divulgação do Carnaval em Pernambuco. Foram enviados 15 passistas de frevo e oito bonecos gigantes. Foram enviadas mil sombrinhas para distribuição entre os paulistas.
VILA ISABEL – Foram enviadas quatro mil sombrinhas para o desfile da Vila Isabel, no Rio de Janeiro, que teve o samba-enredo “Memórias do Pai Arraia, um sonho pernambucano, um legado brasileiro”, em homenagem a Miguel Arraes.
        
Ações de Estruturação do Turismo para o Carnaval 2016

CATS – Os Centros de Atendimento aos Turistas estiveram abertos durante os dias do Carnaval com todo o material de divulgação do Estado. Foram realizados cerca de 5,5 mil atendimentos. Dos entrevistados, 80% eram brasileiros e 20% estrangeiros.
Nas unidades móveis estiveram localizadas em Bezerros, Nazaré da Mata, Gravatá e Recife Antigo foram atendidas cerca de duas mil pessoas.

Os CAT’s fixos ficam nos aeroportos do Recife e Petrolina, no TIP, Praça do Carmo (Olinda), Praça de Boa Viagem, shoppings RioMar e Recife, além da Casa da Cultura.

JARDINEIRA – O passeio foi uma opção para os turistas que quiseram tirar uma folga da folia e conhecer o patrimônio histórico do Recife por meio da Jardineira Tour Carnaval.  A ação aconteceu entre os dias 7 e 10 de fevereiro, um ônibus decorado para a festa e promoveu um passeio turístico gratuito para os visitantes, e tinha como ponto de partida a Pracinha de Boa Viagem. Percurso: saída da Praça de Boa Viagem, Segundo Jardim, Praça da Republica, Casa da Cultura, Estação Ferroviária, Via Mangue e volta para a Praça de Boa Viagem. Durante os quatro dias, 626 pessoas utilizaram o serviço. Sendo 88% provenientes de destinos nacionais, 12% de estrangeiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário