sexta-feira, 7 de março de 2014

Prefeito: “Esse foi o Carnaval da família”

Em entrevista coletiva, realizada nesta quarta-feira (5), o prefeito fez um balando positivo da Folia de Momo no Recife
Mais de duas mil apresentações, 63 polos espalhados por toda a cidade, valorização dos artistas da terra em 98% da programação, aumento da segurança e espaços ampliados para o folião brincar com mais conforto. Esse foi o saldo dos seis dias da folia de Momo na capital pernambucana. O prefeito Geraldo Julio destacou, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (5), que o Carnaval do Recife 2014 teve como marca o fato de ter sido uma festa “família”. Dados de uma pesquisa do Instituto Ipespe apontam que 61% da população local optou por brincar o carnaval deste ano junto com familiares.
“Pude sentir nas ruas em meio aos foliões a segurança e a vontade de brincar o carnaval com a família; perto de casa, indo aos polos andando. A marca que fica deste carnaval é essa: o carnaval da família, para a família. Isso é muito importante pois estamos fazendo um trabalho no Recife de levar as pessoas para as ruas, de estimular a convivência em comunidade; com o Recife Antigo de Coração, com as campanhas de Natal e São João para enfeitar as ruas, incentivando o contato entre os vizinhos, a parceria. Isso é muito bom de se ver e de sentir. Queremos que o Recife seja uma cidade! Além do lugar onde se mora, um lugar onde se vive”, cravou Geraldo Julio, que levou a esposa e os três filhos para curtir a programação carnavalesca em toda a cidade.
De acordo com o prefeito, as mudanças estruturais para a realização do Carnaval deste ano reforçaram a qualidade e a excelência da festa para o principal beneficiário, o folião. “Nos preparamos para receber um volume grande de turistas e também para garantir a comodidade do folião recifense. A infraestrutura de deslocamento, transporte, limpeza (405 toneladas de resíduos sólidos e outras 11 de recicláveis), ampliação dos banheiros (mais de 1.400), aumento dos polos, criação de mais polos infantis; tudo isso garantiu que esse fosse um carnaval literalmente mais democrático”, pontuou Geraldo, ressaltando que a festa foi vista por mais de 810 mil visitantes.
Algumas novidades também marcaram esta edição do carnaval, a exemplo da redução do front stage do palco do Marco Zero, ampliando o espaço para foliões curtirem os shows e diminuindo a distância entre artista e público. Oito novos polos foram criados, três infantis nos parques da Jaqueira, Dona Lindu e Santana; além dos descentralizados, como o Pátio do Livramento para o samba de raiz, entre outros.
Sempre acompanhado da família, Geraldo visitou muitos dos polos de animação conferindo de perto a satisfação das pessoas e a tranquilidade com que a festa ocorreu. “Tivemos também o carnaval mais seguro. Sem  dúvida, este foi um aspecto visível em todos os lugares por onde passei. Foi uma festa muito diferente. Todos os locais estavam com policiamento, o efetivo da Guarda Municipal também atuou de forma bastante positiva. O folião, grande astro da festa, colaborou bastante para um carnaval de paz”, argumentou o gestor.
A Prefeitura do Recife disponibilizou vários serviços integrados durante o período momesco; muitos em parceria com o Governo de Pernambuco em áreas como segurança e ordenamento urbano no Posto de Comando Integrado do Marco Zero, que teve atuação da Guarda Municipal do Recife e da Secretaria de Defesa Social. A PCR também promoveu campanhas educativas de acessibilidade, DSTs, contra trabalho infantil, contra o racismo e de combate à homofobia.
TRANSMISSÃO – Para garantir a transmissão da festa para mais de 90 países, a Prefeitura montou um pool que disponibilizou imagens de alta qualidade com sete câmeras de alta resolução. Ao todo, foram 45 horas de transmissão (nove horas por dia, entre sexta e terça). “Estou imensamente feliz em poder ver que a cidade está se tornando responsável por ela mesma. Todos brincando com consciência, cuidando de colocar o lixo no lugar certo, respeitando o próximo, prestigiando nossa cultura, nossos artistas e mostrando que Recife, de fato, tem o melhor carnaval do Brasil e do mundo”, finalizou Geraldo.
Fonte: Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário