sexta-feira, 7 de março de 2014

Naná Vasconcelos é uma das maiores autoridades em percussão

Conhecido nos quatro cantos do mundo como o percussionista Naná Vasconcelos, o cidadão pernambucano Juvenal de Holanda Vasconcelos é, acima de tudo, um artista brasileiro de raro talento. Foi eleito oito vezes o melhor percursionista do mundo e ganhador de oito prêmios “Grammy”, o titulo maior da musica mundial. Naná é considerado uma das maiores autoridades em percussão. Desde menino, se envolvia com os movimentos de maracatus no Recife. Começou a tocar aos 12 anos ao lado de seu pai, numa banda marcial. Além dos instrumentos de percussão, se interessou também pelo berimbau. 

Viveu um tempo no Rio de Janeiro, onde foi musico de Milton Nascimento e Geraldo Azevedo e acompanhou Geraldo Vandré no III Festival Internacional da Canção. Como jazzista, atuou ao lado de grandes expressões da musica, como Evelyn Glennie, tendo gravado três álbuns com o grupo de jazz Codorna. 

Mas, é aqui em Pernambuco que Naná Vasconcelos comanda uma legião de percussionistas pelo Carnaval, reunindo grupos folclóricos que enriquecem a cultura pernambucana e o nosso Carnaval. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário