quinta-feira, 6 de março de 2014

Antônio Nóbrega homenageado do Carnaval do Recife 2014

Antônio Carlos Nóbrega recebe, este ano, as homenagens do Folião pernambucano por tudo que fez e continua fazendo pelo frevo e a cultura do Estado. 

Embora seja um artista de origem erudita, porque foi solista da Orquestra Sinfônica de Pernambuco depois de estudar canto lírico, foi a partir de 1971, quando o teatrólogo Ariano Suassuna o chamou para integrar o Quinteto Armorial, que Antonio Nóbrega passou a se dedicar a nossa musica, as coisas do Carnaval e a cultura popular. Passou a pesquisar e a manter contato com todas as expressões do nosso folclore, como os caboclinhos, o cavalo-marinho, o maracatu e próprio frevo. 

Nóbrega se tornou um multi-artista, revelando-se um fenômeno ao unir o popular com a sofisticação. É um artista que a gente pode chamar de sete instrumentos, porque em seus espetáculos é capaz de cantar, dançar, tocar bateria, rebeca, violão e outros instrumentos. Sozinho num palco ele se transforma em vários personagens da cultura popular nordestina e brasileira. Levou a nossa musica para vários países, sempre preocupado em divulgar o nosso Carnaval mais legitimo. 

Por tudo isso, o Carnaval do Recife 2014 é em sua homenagem, por uma feliz iniciativa da Prefeitura do Recife e - por que não dizer - de todo folião pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário